LANÇAMENTO DA BIOGRAFIA DO POETA PAULO DE CARVALHO
PAULO CARVALHO: UM POETA SUL-AMERICANO
A quinta feira 14 de abril no Bar “Confraria do Poeta”, na rua 7 de setembro de Recife será lançada a Biografia em terceira pessoa de Paulo de Carvalho: A PALAVRA LOCAL CONTRA A ESTRANGEIRA.
No prefacio, Rodrigo Carreiro, alerta ao leitor que se enfrentará com uma leitura cuidadosa, com uma obra que não cabe numa caixinha genérica. Uma autobiografia nostálgica, uma novela sobre a vida e a arte, uma comedia nordestina. É prosa, poesia e até cinema. Tudo junto arremata Carreiro.
UMA CACHAÇA DAS BOAS…
Assim define Carlos Lima o livro em sua apresentação: “Uma cachaça das boas, um relato discursivo com detalhes esclarecedores, reprodução de depoimentos, comentários críticos, observações, reportagens e prefácios num real painel expositivo e opinativo que funciona como componente enriquecedor da narrativa. Como toda boa novela, a biografia passeia pelo terreno fértil das reflexões a vida, a saudades, aos amores e a nostalgia, sobre o impacto do cinema e a literatura na vida do poeta”.
TV PERNAMBUCO NO AR…
Pelo pioneirismo e pelo conteúdo, os programas produzidos pela jornalista e comunicadora Juliana Sampaio, tendo o poeta Paulo de Carvalho como mediador e protagonista entrevistando “figuras” que compõem parte da cena cultural recifense é um digno destaque na biografia.
Paulo de Carvalho e Simião Martiniano
O poeta incursiona no cinema com dois filmes junto ao cineasta Simião Martiniano e Armando Wanderley vivenciando entre a sobrevivência e a resistência as forças conservadoras do poder centralizado e suas restrições a cultura.
Paulo de Carvalho prossegue sozinho pelos caminhos da literatura e lança sua primeira obra: «O sabia pássaro”, uma pecã infantil em três atos. Logo chegaria “O ódio em câmera lenta”, que segundo o critico Mario Helio, Carvalho, “o que canta não é o ódio contrario do amor e ao amor, mas o ódio dual, o ódio como um dos componentes fundamentais do amor”.
O OFICIO DE SER POETA
Na edição bilíngue do seu terceiro livro de poesias “O poeta e o seu oficio” teve o prefácio da professora da UFPE, Virginia Leal, posfácio do jornalista Paulo Rocha e comentários dos equatorianos Jorge de La torre Altamirano e Dioselina Sánchez Mendoza.
Paulo Caldas manifesta que o livro “traz sentimentos e emoções de um bardo inquieto a “surfar” no dorso de versos consistentes…”
O jornal “La Voz de los Barrios de Argentina” escreveu que: “Paulo de Carvalho leva as ruas sua poesia universal…”
Finalmente se pode dizer que a Biografia é ágil, não é um livro ortodoxo e no comentário final de Carlos Lima não deixa duvidas: “A biografia “romanceda” de Paulo de Carvalho é para ser devorada homeopaticamente, em goles pausados…”