De Sertânia para o Mundo

Ecología

De Sertânia para o Mundo: O Renascimento do Algodão Orgânico e a Viagem à Alemanha

 

 

Sertânia, no Sertão do Moxotó, está resgatando sua era de ouro agrícola, mas com uma roupagem moderna e sustentável. Após o colapso do cultivo de algodão nos anos 50, 60 e 70 devido à praga do bicudo, a cultura renasce pelas mãos da agricultora familiar Joana D’arc, do Sítio Cacimbinha

Como presidente da Associação de Agroecológica, Joana lidera um projeto que já envolve 36 famílias vivendo exclusivamente do algodão orgânico. O diferencial competitivo foi comprovado por estudos: em uma análise de solo realizada em sete estados do Nordeste, a terra de Sertânia foi classificada como a mais fértil, conforme relatado no documentário «Sertão Fértil». Filme do Cineasta e escritor Josessandro Andrade. 

Hoje, o controle das pragas é feito de forma biológica com armadilhas naturais. Além do «ouro branco», Joana diversificou a produção com a policultura de gergelim e amendoim (produzindo óleos e pastas), contando com o apoio da Diaconia para a comercialização online. 

O sucesso chamou a atenção do Governo da Alemanha, que convidou a agricultora para representar Sertânia na Feira Mundial da Agricultura Familiar. Na bagagem, Joana leva o sabor e a fibra do Sertão para o mercado europeu.

Obrigado pelo apoio a este meio sem publicidade oficial.

Obrigado pelo esforço em manter este meio popular.

Obrigado por respeitar as opiniões deste meio de comunicação

POESIA DE RESISTÊNCIA POPULAR

O primeiro número de 7 de agosto de 2005 (Design de Romina Paesani)

Para colaborar com A VOZ DOS BAIRROS, envie

PIX 44003986415

Héctor Pellizzi

HOMENAGEM A:

 

Bione

A Banda do Moxotó

Waldemar Cordeiro, el poeta de Siboney

Esman Dias o poeta erudito

AMIGOS DE LA VOZ DE LOS BARRIOS

Luis Carlos Dias, ilustração de Jorge Lopes.

Jonas Bandeira de Meloes pernambucano, de la ciudad de Paulista, en el noreste brasileño. Maestro de historia jubilado desde 2014, también es poeta, compositor y escritor.

Flavio Magalhães es pernambucano de Sertânia en el noroeste brasileño. Bachiller en letras, graduado en lengua inglesa y maestro de educación, “Pedazos de Vida” es su cuarto libro literario

 

Josessandro Andrade Poliartista, poeta, compositor, cordelista, teatrólogo y guionista de documentales, venció el premio nacional Viva la Literatura de los ministerios de Cultura y Educación en 2009.

Carlos Alberto Rodrigues-  Empresario –

Eduardo Martins – Poeta e ensaísta, professor de literatura da UFRO – Universidade Federal de Rondônia. Mestre em Teoria da Literatura pela UNESP – Universidade Estadual de São Paulo.

Edgardo Anibal Cava – Empresario –

Dalva – Mamá de Raví –

La Voz de los Barrios – 2014 – Espaço Pasargada

 

 

Seguir Leyendo :
Ecología
Más Leídas
keyboard_arrow_up