Em seu discurso, Cida Pedrosa não deixou de abordar os desafios que as mulheres ainda enfrentam para garantir igualdade para ocupar espaços. “Somos a maioria da população.
Mesmo assim, somos absolutamente subrepresentadas em todos os espaços. Nós só somos 15% da Câmara dos Deputados. Somos sete, de 39, nesta Casa. Quando você vai para o espaço das ciências exatas, vê que esse é um lugar quase inteiramente ocupado por homens.
Quando você vai nos cargos de direção das grandes empresas, vê que esse é um espaço muito ocupado por homens. Precisamos, de verdade, refletir sobre isso”.
“Enquanto uma de nós sofrer violência e for para a rua com medo de ser assediada, não temos democracia, não temos igualdade, não temos a possibilidade de construir um projeto de felicidade.
Você não pode construir um projeto de felicidade enquanto a maioria da população ainda vive em situação de subalternidade. E você não pode construir projeto de felicidade algum enquanto se tem, inclusive, uma diferença enorme entre as mulheres. Se todas nós sofremos, as mulheres negras, periféricas e LBTQIA+ sofrem mais”.
Homenageadas da reunião solene alusiva ao Mês de Luta das Mulheres:
Aline Sales, Ana Cláudia Frazão, Analice Rocha, Andrea Cantarelli, Andressa D’Ávila
Anita Presbítero, Avani Santana, Bárbara Collier, Bete Bento, Bete dos Santos, Mãe Beth de Oxum
Bianca Stella Azevedo Barroso, Dona Carmem Virgínia, Catarina Gonçalves, Célia Santos, Daniela Mello, Dora Campos
Dorilma Neves, Edivânia Domingos, Fabiana Pirro, Fátima Siqueira, Flávia Suassuna, Gabriela Dias, Georgia Alves, Isabela Moraes
Janaína Nanai, Jennifer Mendes, Joanah Flor, Lisléa Saraiva (Dona Léa), Lourdes Barbosa, Lucilene do Norte Araújo, Lu Mattos
Nadja Farias, Priscila Lins, Rosário Andrade, Silvana Buarque, Silvana Meireles, Sônia Bierbard, Ste Vilela, Sue Ramos
Fuente: Câmara Municipal do Recife
Fotografías: Héctor Pellizzi