«Proteus e a mudança climática» – nova série infantil conscientiza crianças sobre a crise climática
No ano da COP-30, Gustavo Gumiero lança projeto multiplataforma que aborda temas urgentes como fake news, poluição por plástico e desmatamento.
Diante das urgências climáticas do planeta e da iminência da COP-30 – a maior conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que ocorrerá no Pará em novembro –, a conscientização da sociedade e, em especial, das novas gerações, torna-se fundamental.
Com essa premissa, o escritor Gustavo Gumiero, já entrevistado pelo programa Espaço Brasil em 2022, retoma a conversa para apresentar seu mais novo projeto: a série «Proteus e a mudança climática».
Voltada ao público infantil de 6 a 9 anos, a série foi desenvolvida de forma ampla e multiplataforma, incluindo livros, vídeos-livro, e-books e animações, com possibilidades de ampliar esses formatos.
A adaptação animada, por exemplo, está disponível gratuitamente no YouTube e conta com a chancela da Animar Estúdios, responsável pelos vídeos da popular Galinha Pintadinha – um selo de qualidade para pais e educadores.
Um Herói Inesperado para Grandes Causas
Gustavo Gumiero revela que a motivação para criar «Proteus e a mudança climática» surgiu da necessidade de introduzir e explicar este tema crucial às crianças.
«Acredito que elas terão a capacidade de lidar com o assunto de forma mais prática e ativa», explica. «Ao saberem como a humanidade chegou a este ponto, e ao se tornarem adultos com poder de ação, terão a possibilidade de transformar nosso planeta.»
A escolha do personagem Proteus é um dos pontos altos da série. Diferente dos super-heróis convencionais, que geralmente se associam a animais fortes ou habilidades especiais oriundas de insetos, o Proteus (cuja espécie é proteus anguinus) é um herói inesperado.
Sua fragilidade, na verdade, é sua força. «Ele quase não enxerga, mas vê tudo com o coração», descreve Gumiero. Sua longevidade – pode viver até cerca de cem anos – confere-lhe sabedoria, e sua capacidade de ficar anos sem se movimentar ou se alimentar representa um contraponto à sociedade urgente e efêmera. Suas palavras refletem seu estilo de vida na natureza: desacelerar, refletir, rir.
As características únicas de Proteus são usadas de forma inteligente para ensinar conceitos científicos e sociais. Quando exposto à luz, o Proteus começa a escurecer, o que inspira uma discussão sobre racismo, já que ele é «preto e branco ao mesmo tempo».
Estudar a espécie torna-se atrativo para as crianças, que aprendem Biologia, Química e, no caso de Proteus, também Sociologia, Filosofia e Psicologia.
Desafios e Temas Abordados
Abordar a crise climática para crianças de 6 a 9 anos de maneira acessível e realista apresentou um grande desafio para o autor. «Transformar um tema que abarca muitas disciplinas do conhecimento humano em uma linguagem compreensível», ressalta Gumiero, foi o ponto central.
Para isso, ele elencou os principais problemas para introduzir o assunto com uma base de conhecimento comum e buscou eventos próximos à realidade das crianças. O primeiro livro, por exemplo, trata de uma enchente no bairro dos personagens.
Nos próximos volumes, a série «Proteus» aprofundará outros temas ambientais urgentes. No primeiro livro, o foco é nas fake news e como elas agravaram a mudança climática, além da discussão sobre carros a combustão versus carros elétricos.
A segunda aventura abordará a poluição por plástico – visível e invisível (nanoplásticos) – e a exploração do petróleo na bacia do rio Amazonas. O terceiro episódio tratará do desmatamento e da importância da preservação das florestas e do meio ambiente.
Diversidade e Luta Contra a Desinformação
Os personagens Gabi, Gê e Titi foram desenvolvidos respeitando a multietnicidade brasileira, permitindo que as crianças se identifiquem com as histórias. O vilão Hélio Musgo materializa a desinformação e o negacionismo climático.
«É necessário materializar o mal, pois ele é feito por homens maus», explica Gumiero, destacando a importância da tensão na narrativa para que o livro não seja apenas didático. As crianças, unidas, podem lutar contra o «homem mau» que simboliza todos os outros.
O autor espera que a série introduza as crianças ao tema da mudança climática, para que saibam, desde muito cedo, que é um problema que terão de enfrentar por toda a vida. «Espero que elas me surpreendam e, mais do que tirar lições ou reflexões, sejam ativas na luta pela preservação do bem comum», conclui.
Alcance Global e Lançamento
O projeto multiplataforma de Proteus tem como objetivo dialogar com o maior número possível de pessoas. Além do livro físico, os formatos de vídeo (desenho animado e vídeo-livro) e e-book são todos gratuitos.
As animações contam com legendas em diversos idiomas, como espanhol, italiano, francês, inglês e esloveno, uma homenagem à Eslovênia, onde a espécie proteus anguinus é encontrada em maior quantidade e é protegida na Caverna de Postojna.
Os materiais da aventura «O Grande Problema» (desenho animado, vídeo-livro, e-book e livro físico) foram lançados em setembro de 2025.
As próximas aventuras serão lançadas até o início de 2026, com o objetivo de que a mensagem sobre a mudança climática, um tema de urgência mundial, se espalhe globalmente.
Conheça Gustavo Gumiero
Mestre e Doutor em Sociologia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Gustavo Gumiero é autor do livro Pandemia no Brasil: Fatos, falhas… e atos, além de outras quatro obras e mais de duzentos artigos publicados em jornais brasileiros.
Natural de Valinhos (SP), Gustavo divide seu tempo entre o Brasil e a Itália e tem entre suas principais referências os filósofos Friedrich Nietzsche e Michel Foucault, além de Maurizio Lazzarato, de quem já traduziu um livro do italiano para o português.
Informações para acompanhar Proteus:
- Livro físico e versão Kindle:Proteus e a Mudança Climática: O Grande Problema
- Desenho animado:https://www.youtube.com/@superproteus
- E-book:para ler ou baixar gratuitamente no site eu
- Tik Tok:https://www.tiktok.com/@superproteus
Acompanhe o autor nas redes sociais:

Para colaborar con LA VOZ DE LOS BARRIOS, enviar a la clave: JUNIN.53 un valor al alcance de su bolsillo
Héctor Pellizzi
PIX 44003986415
El primer número (Diseño de Romina Paesani)
AMIGOS DE LA VOZ DE LOS BARRIOS
Flavio Magalhães
Josessandro Andrade
Luis Alberto Rubial
Nico Scarli
Carlos Alberto Rodrigues
Eduardo Martins
Edgardo Anibal Cava
Dalva
Edú de la parrilla Matheu
Gustavo Pirich combatiente de Malvinas
Club Bohemios
Ricardo Solé y Natalia Noguera
Juanito Cruz de «Que sea Rock»
Rosita Elías
Daniel Cano
Edgardo Barrionuevo
Alejandra Bosa
Andrés Russo
Gabriela y Marcelo Reichnshammer
Mauro Héctor Fernández
Reinaldo Echevarría
Lito Morano
@hogardespegateconjesus
Fabián Samudio
María Victoria y Waldemar Palavecino
Sandra y Lautaro
Coti y Romina Paesani
Karina Beltrán
José Benjamín Ragone
Ruben Mario Scorsetti
Raquel Márquez
Juana Villa 21/14
Amancai
Jorge Micheref
Club Catalinas Sur
Laura Vellaco
Mirta Fosco
Julieta Caggiano
Eduardo Kozanlián
Hotel DaDa
Francina Sierra
Oscar Farias
Horacio Bosa
.
Andrés Lablunda
Sonia Nuñez
Juan Perita Longhi
Armando Tisera
Mauricio Benítez
Susana Boguey
Carlos Dalprá
Rosana Morando
Miguel Saita
Ediciones de Las Tres Lagunas
Luis Chami
COLABORADORES DEL MOVIMIENTO OBRERO ORGANIZADO
Eduardo Donatelli, Sindicato de Obreros y Empleados Aceiteros de Junín
Abel Bueno – La Bancaria – Junín
Federico Melo – Sindicato Empleados de Comercio – Junín
Roxana Farias – S.U.P.P.A.J – Junín
Carlos Rodríguez -SMATA
Juan Speroni – Sindicato Argentino de Obreros Navales – CABA
Andrés Mansilla – SATSAID -Junín
Carlos Minucci: Asociación del Personal Superior de las Empresas de Energía Eléctrica – CABA
Gabriel Saudán . Sindicato Municipales – Junín
Joaquin Peralta UOM -Junín
Silvia Velazco SUTEBA – Junín
Anibal Torreta: Sindicato Único de Trabajadores del Estado de la Ciudad de Buenos Aires
Héctor Azil – ATSA- Junín
José García – Unión Ferroviaria Junín
Héctor Amichetti -Federación Gráfica Bonaerense